quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Floresta Altomontana ou Nebular


Em 2011 me juntei a 2 amigos e durante 5 dias fizemos uma viagem para Planalto Sul de Santa Catarina, Chegando ao estado Vizinho. Esta viagem rendeu algumas postagens na época aqui no Blog. A última delas, mostrava justamente os Caniôns da divisa de RS / SC. Um lugar fantástico que tive a chance de voltar e visitar várias vezes.

Revendo os arquivos do meu computador, achei um vídeo (zinho) que merecia ser aproveitado. ele mostra em poucas imagens a poucas palavras o que é uma Floresta Altomontana ou Floresta Nebular (tem gente que brinca que é a floresta de duendes).

A Mata nebular, floresta de altitude, floresta ombrófila densa altomontana ou mata nuvígena é encontrada a partir dos 1000 metros de altitude, encontrada em ambientes saturados de umidade e condensação oriundas da frequência constante de chuvas e de massas de ar que se deslocam a partir do mar. A vegetação é baixa, densa, com dossel entre 5 e 10 metros, recoberta de epífitas, (orquídeas , bromélias, musgos e líquens), sendo comum em solos pedregosos. No Brasil, são encontradas facilmente em beiradas de cânions na região dos Aparados da Serra, na região sul. É abundante na parte superior do Parque Nacional da Serra Geral (onde foi gravado no Vídeo acima) e do Parque Nacional de Aparados da Serra no Rio Grande do Sul (onde foi registrada a foto abaixo, já no final de 2015).

Floresta Nebular - Caniôn Fortaleza - RS. Foto: Alex Bergmann

Quero Agradecer aos amigos Daniel e Alex, pela parceria nas viagens, pelas filmagens e fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário