terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A Origem das Espécies

A uma semana atrás (dia 12/02/2013) comemorou-se o aniversário do Naturalista que "Matou Deus", O Britânico Charles Darwin.

Autor da Teoria da Seleção Natural!

O Britânico começou a se interessar por História Natural durante a faculdade de Medicina, e acabou por embarcar em uma viagem de 5 anos a bordo do HMS Beagle, dando a volta ao mundo e coletando material para o seu posterior estudo. 

Viagem de Darwin na volta ao Mundo!
Rota da viagem de Charles Darwin a bordo do HMS Beagle.


Após esta viagem e muito anos de estudos e outras observações (20 anos), Darwin publicou um livro que pode ser considerado a "Maior Idéia Individual da História do Pensamento", de título "A Origem das Espécies". Neste livro Darwin apresenta evidências abundantes da evolução das espécies, mostrando que a diversidade biológica é o resultado de um processo de descendência com modificação, onde os organismos vivos se adaptam gradualmente através da seleção natural e as espécies se ramificam sucessivamente a partir de formas ancestrais, como os galhos de uma grande árvore: a árvore da vida.


E recentemente, foi lançado um vídeo reproduzindo os bastidores da escrita do livro, "A Criação", produzido pela BBC. vale a pena conferir o Trailer abaixo, e aos interessados assistir o vídeo na integra.