terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Puma - Leão Baio

No final de Dezembro de 2012, pesquisadoras conseguiram capturar e registrar um Puma dentro do Parque Nacional da Serra do Itajaí (antigo Parque das Nascentes). Um registro raro, que deixou aos Ambientalistas muito felizes, especialmente porque este animal é alvo constante de pessoas que ainda insistem na prática ilegal de caça.



O Puma (Puma concolor ou Felis concolor) é um felino de grande porte, que pode chegar a 2,50m de comprimento total e pesar até 105kg. Ocorre desde o Canadá até o Chile, e na Argentina e Brasil. É um animal de hábitos noturnos, muito ativo e solitário. É caçador e considerado um excelente controlador de populações das espécies que se alimenta.

Puma concolor

Estudos mostram que um único indivíduo precisa de uma área entre 83 e 600 kmpara sobreviver, e com a supressão dos ambientes naturais, a espécie tem diminuido de população, sendo enquadrada na lista de espécies em extinção, e acabam por "interagir"com os humanos, sendo alvo de caças, ou simplesmente de filmagens, como a registrada no filme abaixo, entre as Cidades de Bom Retiro e Urubici - SC (Ver o mapa abaixo do filme).



O mapa abaixo mostra a região aproximada de onde ocorreu a filmagem do Puma, de acordo com o "cinegrafista".


Ver mapa maior

É um belo animal, não acham? mas para que ele não desapareça, precisamos preservar seu ambiente natural.