sábado, 26 de janeiro de 2013

Estuário - Berço da Vida Marinha

No intuito de aproveitar um pouco as férias escolares, esta semana que passou fui fazer uma atividade que embora eu ache legal, nunca tinha praticado muito. Me reuni com meu grande Amigo e fui PESCAR. Sim, pescar. Não pegamos nada, mas "pesquei" umas imagens bem legais com a minha máquina digital.



O local escolhido foi a barra do rio, em Barra Velha - SC. O lugar é bem peculiar, pois junta o Rio Itapocu, a lagoa da Cruz e o Mar, no mesmo lugar. Este tipo de ambiente é um exemplo de ambiente de transição chamado Estuário. Ele sofre a influência das marés.



Devido ao aporte de nutrientes que as águas do rio e da lagoa transportam, um estuário é geralmente uma região com elevada produtividade biológica. Graças a isto, é considerado um berço para muitas espécies de vida.



A vegetação nesta região também é muito característica, pois tem que sobreviver e estar adaptada as variações diárias de maré, com alagamento, seca, salinidade, aporte de nutrientes, etc.


Embora seja de extrema importância, estes ambientes estão entre os mais ameaçados do mundo (manguezais), pois sofrem a pressão de especulação imobiliária, aporte de esgoto, poluição e lixo pela presença humana.


Enfim, é um lugar extremamente belo, e recomendo a todos que tenham oportunidade de conhecer, e preservar os que ainda restam!